Foot Brazilian World Magazine

Sabado, 05 de Outubro de 2024
A estreia profissional do brasileiro do Liverpool foi pelo rival da final da Champions

Espanhol

A estreia profissional do brasileiro do Liverpool foi pelo rival da final da Champions

A estreia profissional do brasileiro do Liverpool foi pelo rival da final da Champions

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   Madri 27-05-2022 

  Responda rápido, qual foi o clube onde Fabinho fez sua primeira partida como profissional? Sim, Fabinho, o volante da seleção brasileira e do Liverpool, um dos principais jogadores de sua posição no futebol mundial. Uma dica: não é o Monaco. Nem o Fluminense. É o rival dele neste sábado pela final da Champions: o Real Madrid.

Uma década antes de tentar o seu segundo título da Liga dos Campeões, Fabinho dava os primeiros passos como jogador e vestia branco, não vermelho. A história da rápida passagem do brasileiro por Madri envolve uma assistência para Di María, 14 minutos em campo em um jogo oficial e um curioso primeiro encontro com José Mourinho.

Publicidade

Leia Também:

 

Fabinho é mais um exemplo dos inúmeros jogadores brasileiros que saem cedo do país e ganham destaque na Europa sem ter tido história em algum clube por aqui. Aos 18 anos, ele ainda atuava na lateral direita e foi vendido pelo Fluminense para o Rio Ave, em 2012.

Fabinho havia assinado um contrato de seis anos com o time português, mas nunca chegou a atuar na equipe. Com poucas semanas em Portugal, veio o inesperado convite do Real Madrid. O Castilla, time B, mas estava valendo. E foi tudo muito rápido.

 

– Fiz um churrasco com outros brasileiros e então meu agente ligou para dizer que o Real Madrid Castilla precisava de um lateral-direito e queria saber se eu estava interessado. Então, uma noite, Lúcio (Araújo, irmão do ex-meia Deco) veio e me disse para arrumar minhas coisas porque Jorge Mendes estava a caminho de carro nas primeiras horas da manhã – relembrou Fabinho, em entrevista à revista FourFourTwo.

 

“Liguei para minha mãe no Brasil para contar a ela sobre isso e ela começou a chorar. Ninguém esperava que algo tão grande acontecesse em tão pouco tempo. Foi um momento muito especial para mim”.

 

 

O inesperado encontro com Mourinho

 

A sucessão de surpresas na vida daquele franzino lateral-direito brasileiro estava apenas começando. Em Madri, onde assinaria contrato com o Real, Fabinho dormia em seu hotel, quando alguém bateu à porta. Ele foi conferir. E tomou um susto.

 

“Olhei pelo olho mágico e não acreditei. Era (Jorge) Mendes e José Mourinho! Eu ainda estava de pijama, nem um pouco preparado para conhecê-lo. Eu nem sabia o que dizer”, conta o volante.

 

Fabinho em ação pelo Real Madrid contra o Málaga, em 2013: sua única partida oficial pelo time principal — Foto: Denis Doyle/Getty Images

 

Essa foi a cena. Um jovem brasileiro, de 18 anos, que sequer havia estreado como profissional, estava de pijamas no dia em que conheceu José Mourinho, bicampeão europeu e treinador do Real Madrid. Mas Fabinho garante que o português não foi afetado pela primeira impressão.

– Ele queria me receber. Eu ainda era um pouco tímido e nunca pensei que iria conhecê-lo assim!

 

O ano no Real Madrid

 

O plano inicial era ter Fabinho apenas no Castilla. Mas, no dia 24 de julho de 2012, ele deu os seus primeiros passos em um time profissional. Ainda não em um jogo profissional. Mas o brasileiro, até então um lateral, entrou na segunda etapa da goleada por 5 a 1 contra o Oviedo em um amistoso de pré-temporada (assista abaixo).

 
 

Ele fez 30 jogos no time B do Real, pela Segunda Divisão espanhola, e marcou um gol. Ao fim da temporada, ganhou um presente de José Mourinho: 14 minutos em campo na goleada por 6 a 2 contra o Málaga, no dia 8 de maio de 2013. O seu primeiro jogo oficial em uma equipe profissional. Deu até para dar uma assistência para Di María.

Em um ano de Real Madrid, Fabinho conheceu três jogadores do atual elenco de seu rival deste sábado: Nacho, Lucas Vázquez e Casemiro, todos parte do Castilla. O ex-São Paulo ficaria na equipe merengue desde então, com um ano no Porto, em 2014/15.

 
 

Fabinho foi para o Monaco em agosto de 2013 e atuou emprestado pelo Rio Ave por duas temporadas. Em 2015, foi adquirido pela equipe do Principado, onde se deslocou para o meio-campo e chamou atenção de Jürgen Klopp. Quem o viu no início, no Real Madrid, se surpreende com a trajetória do brasileiro. Mas nem tanto.

– Para ser honesto, ninguém esperava essa carreira, mas desde o início você pode ver a qualidade nesse jogador – diz o ex-goleiro do Real Madrid Castilla Tomás Mejías, ao portal do Liverpool.

FONTE/CRÉDITOS: Redação da Foot Brazilian World
Comentários: