
Após fim do jejum de 38 anos,após título do Trabzonspor brasileiro diz ''nunca vi igual''
Por: Foot Brazilian World
Trabzon 08-05-2022
Não está fácil para Bruno Peres andar pelas ruas de Trabzon. É a consequência natural de fazer parte de uma conquista histórica.
O lateral-direito brasileiro joga no Trabzonspor, que no último sábado conquistou o Campeonato Turco após um jejum de 38 anos. As cenas de torcedores invadindo o gramado no dia dão noção da catarse vivida, mas o brasileiro ainda não sabe quando a euforia irá acabar.
- Ando na rua, mas bem devagar. A toda hora sou parado. A cidade parou. Eu nunca vi nada igual na minha vida. Desde o apito final, as lembranças que eu tenho são todas de multidões em volta de mim e da equipe. Um fanatismo muito grande - contou Bruno Peres ao ge.
Leiam Mais
- Sem dúvida uma conquista que estará marcada para sempre em minha vida e carreira. Já tinha ouvido falar do fanatismo dos turcos pelo futebol, mas, sinceramente, não esperava que fosse tanto. É justamente esse carinho que faz o futebol ser tão especial - completou o lateral.
Veja vídeo da comemoração de torcedores nas ruas de Trabzon:
Trabzonspor: o quarto grande da Turquia
A cidade portuária de Trabzon, de origens milenares que remontam ao início da Rota da Seda, fica a pouco mais de mil quilômetros de Istambul. É na principal cidade turca que estão os três principais clubes do país: Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray. Até 1976, somente este trio havia conquistado o Campeonato Turco.
Foi justamente o Trabzonspor que rompeu a hegemonia. A partir daquela temporada, colecionou mais seis títulos, intrometendo-se entre os grandes de Istambul e tornando-se uma força nacional. A última conquista, porém, veio em 1984, dando início a um longo jejum.
Na atual temporada, porém, o título foi alcançado de forma incontestável. O Trabzonspor garantiu a taça com três rodadas de antecedência, com apenas duas derrotas ao longo da campanha. Além de Bruno Peres, o zagueiro Vitor Hugo, ex-Palmeiras, é outro brasileiro de um elenco que conta com jogadores de currículo na Europa, como o meia Hamsik, ex-Napoli, e o atacante Gervinho, ex-Arsenal.
- A formação da equipe, estrutura, apoio da torcida e o trabalho da comissão técnica. Esses foram nossos pilares durante toda a temporada. Fizemos um campeonato praticamente perfeito e isso nos fez terminar com o jejum de 38 anos sem título do Trabzonspor e conseguir bater grandes equipes. Temos uma mescla muito grande entre jovens e experientes, e isso também nos ajudou. Uma equipe que ficará para sempre marcada na história do clube. Sou grato por fazer parte disso - disse Bruno Peres.
Trio de Istambul tem temporada abaixo da expectativa
Além da campanha impecável do Trabzonspor, outro fator contribuiu para a conquista avassaladora. Os três grandes de Istambul passaram por uma temporada atípica. O Galatasaray, comandado por Domènec Torrent, é o 13º na tabela, enquanto o Besikas ocupa a sexta posição.
O Fenerbahçe é o segundo colocado, mas precisou demitir Vitor Pereira, atualmente técnico do Corinthians, no meio da jornada para conseguir se recuperar, embora tarde demais para brigar de fato com o Trabzonspor pelo título.
Nada disso impediu a festa da torcida do Trabzonspor. Além da invasão ao campo logo após o apito final, a cidade foi tomada por celebrações nos dias seguintes. Para Bruno Peres, tal paixão por um clube foi algo além do que já tinha visto na carreira.
- (Os torcedores) são extremamente fanáticos. Passa, um pouco, aquilo que temos no Brasil. Eles vivem o clube intensamente, seja no momento ruim ou no bom. Seja nos jogos ou no dia a dia. O clube aqui é parte importante do povo e da cidade. Nos sentimos amados a cada ida ao mercado ou restaurantes - contou o lateral.

Deixe seu comentário