Foot Brazilian World Magazine

Domingo, 28 de Abril de 2024
Brasileira relata ameaças após filmar criança chamando Vini Jr de macaco em Valencia x Real Madrid

Fora de Campo

Brasileira relata ameaças após filmar criança chamando Vini Jr de macaco em Valencia x Real Madrid

Anna Anjos tem rede social invadida por torcedores espanhóis após ela publicar vídeo feito no jogo Valência x Real Madrid. "Inúmeros comentários xenofóbicos e inúmeras ameaças", diz

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

  Madrid 05-03-2024 

Depois de flagrar uma criança chamando Vinicius Junior de macaco no estádio Mestalla, no jogo Valência x Real Madrid, a paranaense Anna Anjos relatou ao Globo Esporte Paraná que tem recebido ameaças de torcedores espanhóis desde então. À imprensa espanhola, a LaLiga informou que está investigando o caso e que vai analisar as imagens divulgadas pela brasileira. Paranaense é hostilizada após denunciar racismo contra Vini Jr

Em vídeo enviado ao ge, Anna contou que em uma das mensagens a pessoa diz que sabe quem ela é e que, caso volte ao Mestalla, sofrerá consequências graves.

Publicidade

Leia Também:

— Estou recebendo inúmeros comentários xenofóbicos nas redes sociais e inúmeras ameaças. Mas tudo bem, porque o intuito era que a La Liga investigasse o que estava acontecendo. Agora eu espero que atitudes sejam tomadas e que essas pessoas, que foram racistas, recebam a punição devida - conta Anna.

Anna Anjos cresceu na região metropolitana de Curitiba, mas mora na Espanha desde 2020. Ela viajou para Valência para assistir ao jogo e presenciou vários atos racistas dos torcedores.

— Tive uma experiência horrorosa. Desde que cheguei ao estádio presenciei inúmeros insultos racistas contra o Vini Jr. Muitas pessoas chamavam ele de macaco desde o início do jogo. Em uma cobrança de falta, toda a zona onde eu estava no estádio fez um coro para ofendê-lo, chamando de "mono" [macaco, em espanhol] - lembra.

 
   Anna Anjos filmou o momento em que uma criança chamava Vini de "mono", macaco em espanhol. Quando a mãe do menino reparou que estavam sendo gravados, ela reclamou com Anna e tentou impedir a filmagem.

— Eu estava sozinha. Foi assustador. Policiais vieram falar comigo para perguntar o que estava acontecendo e me falaram que era o ambiente, que era para eu me comportar - relata 

"Vini Jr. se tornou a grande voz do esporte mundial contra o racismo", aponta Rizek

No jogo que marcava o retorno de Vini Jr. ao estádio onde recebeu inúmeros ataques racistas em maio de 2023, o atacante foi alvo de vaias, provocações com cartazes da torcida do Valencia.

Nos dois gols, fez comemorações emblemáticas: No primeiro, o atacante ergueu o braço com punho cerrado, símbolo antirracista. No segundo, o brasileiro vibrou muito, batendo no peito e dizendo "eu estou aqui".

Antes do jogo, um jornal britânico revelou estratégias de reposicionamento da imagem do Valência, que teria planejado um clima respeitoso e positivo entre as duas equipes no que será a primeira vez de Vinicius no estádio após o episódio de 2023.

Após os diversos casos de racismo contra jogadores negros no país, a liga espanhola iniciou a campanha 'La Liga vs Racismo' para consolidar a educação, prevenção e ação contra o racismo no torneio nesta temporada. Foi lançada também a ferramenta 'La Liga Mood' para monitorar ataques de ódio nas redes sociais.

Comentários: