Porto 22-12-2022
O Porto derrotou o Gil Vicente por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio do Dragão, em jogo único pelas quartas de final da Taça da Liga de Portugal. O brasileiro Galeno e o iraniano Mehdi Taremi fizeram os gols da partida.
Na semifinal, o Porto vai enfrentar o Académico de Viseu, que eliminou o Boavista. Na outra semifinal, o Sporting, atual bicampeão da Taça da Liga, aguarda o vencedor de Moreirense x Arouca, último jogo das quartas de final, nesta quinta-feira.
Leiam Mais
O Campeonato Português recomeça na próxima sexta-feira, na 14ª rodada, após a paralisação para a Copa do Mundo. Vice-líder com 29 pontos, oito atrás do Benfica, o Porto jogará contra o Arouca, em casa, na quarta-feira.
Evanílson e Pepê entram e se machucam
Galeno abriu o placar logo aos dois minutos de jogo, tocando na saída do goleiro após ótimo lançamento do brasileiro naturalizado português Otávio. O gol foi anulado inicialmente, por impedimento, mas depois confirmado pelo VAR. No segundo tempo, o Gil Vicente ficou com um jogador a menos, após a expulsão do lateral Danilo Veiga, com dois cartões amarelos. Aos 23, Otávio foi ao fundo pela esquerda e rolou para Taremi fechar o placar.
A preocupação no Porto é com a situação de dois atacantes brasileiros. Evanílson, ex-Fluminense e Corinthians, entrou no segundo tempo mas sentiu um problema no joelho, após um choque, e foi substituído com apenas 11 minutos em campo. Pepê entrou em seu lugar, só que levou um chute acidental no rosto, que causou um sangramento no nariz. O ex-jogador do Grêmio tentou ficar em campo, mas acabou saindo aos 35.
Taça da Liga não parou na Copa
O Porto é o único dos grandes clubes portugueses ainda sem título da Taça da Liga, competição criada em 2007 e que tem o Benfica como maior vencedor, com sete conquistas, seguido do Sporting, que ganhou suas quatro taças nas últimas cinco temporadas. O Braga tem dois títulos, enquanto Moreirense e Vitória de Setúbal foram campeões uma vez, cada.
A Taça da Liga de Portugal não parou para a Copa do Mundo, e aos poucos os principais times foram recebendo de volta os jogadores que disputaram o Mundial do Catar.
No caso do Porto, Taremi e o sérvio Marko Grujic, eliminados na primeira fase, já estão fazendo sua terceira partida após a Copa. Já o meia Otávio retornou ao time apenas quatro dias após a eliminação de Portugal nas quartas do Mundial, entrando no intervalo da goleada por 4 a 0 sobre o Vizela, na última sexta-feira.
Comentários: