Foot Brazilian World Magazine

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Com vários brasileiros atuando na liga,campeonato Mexicano é cancelado por conta de vírus

Mexicano

Com vários brasileiros atuando na liga,campeonato Mexicano é cancelado por conta de vírus

Com vários brasileiros atuando na liga,campeonato Mexicano é cancelado por conta de vírus

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ciudad do México 22-05-2020

Assim como França, Bélgica Holanda, o México também cancelou seu campeonato nacional por causa do pandemia do coronavírus. Em nota oficial, a Liga MX, que administra a competição, decidiu encerrar a temporada 2019/2020, que ainda estava na metade da primeira fase do Torneio Clausura antes da paralisação há dois meses.

Foi a primeira vez que na era profissional do futebol mexicano que um campeonato nacional foi cancelado.

 
 No comunicado oficial, a Liga MX, que semanas atrás decretou que não haveria rebaixamento caso o campeonato fosse retomado, disse que a decisão tomada em assembleia com clubes e dirigentes foi para “garantir a saúde de todas as pessoas e a integridade da indústria do futebol.”
 

Se não declarou campeão usando a tabela em andamento, a Liga MX fez uso da classificação para definir os representantes do país na Liga dos Campeões da Concacaf: Cruz Azul e Léon, que estavam em 1º e 2º lugar respectivamente no momento da paralisação (Monterrey e América são os outros representantes, mas entram via classificação do último campeonato mexicano encerrado em dezembro do ano passado).

“Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões de trabalho permanentes e conversas com o Setor de Saúde do Governo Federal, que nos permitiria retomar o Torneio Clausura 2020 com total responsabilidade, sem colocar em risco nenhum membro da família de futebol do México. No entanto, o tempo da contingência em que vivemos causou crescentes restrições de programação, o que não nos permite manter a concorrência sem colocar em risco os membros dessa grande família. Portanto, em absoluta unidade, a Assembléia Extraordinária da Liga MX concordou em concluir antecipadamente o Torneio Clausura 2020 da Liga MX em seus ramos masculino e feminino”, diz um trecho do comunicado oficial da entidade. 

Sobre o Torneio Apertura, que marca o início da temporada 2020/2021 (o México segue o calendário europeu), a entidade disse que vai enviar um protocolo único de saúde para os clubes, para que eles possam retomar os treinos em junho. A data exata para o retorno ainda não foi definida, mas a Liga MX adiantou que os jogos serão com portões fechados.

“Em uma decisão conjunta da Liga MX e da Secretaria de Saúde, as partidas serão disputadas com portas fechadas até que tenham condições para o retorno dos torcedores. É indiscutível que estamos enfrentando uma situação sem precedentes em nosso país, o que força a indústria do futebol no México a agir com absoluto bom senso e a responder com unidade às demandas que nos foram apresentadas. Obviamente, buscamos preservar a integridade do campeonato e de todos os membros que o compõem, essa é nossa responsabilidade e é por isso que as determinações apresentadas foram tomadas. Reiteramos que é hora de estar mais unido do que nunca e que preservar a saúde de todos os membros desta família e da indústria deve ser nossa prioridade acima de tudo”, diz outro trecho do comunicado

FONTE/CRÉDITOS: Redação da Foot Brazilian World
Comentários: